quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O Curso de Licenciatura em Educação do Campo

CONTEXTO HISTÓRICO

A perspectiva de criação do curso Licenciatura em Educação do Campo, surge a partir de um conjunto de reflexões realizadas no Forum Regional de Educação do Campo da Região Tocantina II – FORECAT – um espaço democrático composto pelas entidades dos Movimentos Sociais do Campo, Sindicato dos Trabalhadores em Educação – SINTEPP -, Instituições de Ensino e Pesquisa, órgãos de Governo Estadual, as SEMEDs (Secretarias Municipais de Educação) e as Secretarias de Agricultura dos municípios envolvidos – que tem como objetivo principal pensar e construir políticas Públicas de educação e formação permanente do homem do campo, estruturadas a partir da dinâmica da Agricultura Familiar e de seus empreendimentos solidários.

Assim, após um conjunto de reflexão envolvendo as entidades do movimento social e as instâncias do Estado, tem-se buscado caminhos alternativos de políticas sociais que sejam capazes de responder os desafios colocados para as populações que resistem e sobrevivem no campo.

Na verdade vivemos um tempo complexo de avanços, limites e possibilidades para o homem do campo. De certo modo, o crescimento das organizações sociais, o acesso às tecnologias de informação, tem potencializado formas de resistências e conquistas efetivas nas ações e aplicabilidades de políticas e programas no meio rural. O campo nos dias atuais não é apenas fonte de produção de alimento e fonte alternativa de geração de emprego, ele se constitui no século XXI, fonte de geração de riqueza e fonte alternativa de produção de energia. A elaboração do biocombustível e o avanço do etanol põem no limite, mesmo com agricultura familiar, formas tradicionais de existência. Pois o avanço cada vez acelerado da indústria de alimento, do crescimento do agro-negócio e da sustentabilidade do planeta, nos coloca, no dilema efetivo das possibilidades de crescimento econômico de um lado, mas de outro, no fim das formas tradicionais de produção e existência de culturas milenares.

Neste contexto o Campus Universitário de Abaetetuba tem desenvolvido uma série de atividades que vem de encontro às demandas propostas pelo movimento social e as necessidades de formação apresentadas pelos órgãos públicos, principalmente àquelas apresentadas pelas secretarias municipais de educação. Entre essas atividades destacamos a Licenciatura Plena em Pedagogia ―PEDAGOGIA DAS ÁGUAS‖ que tem por objetivo formar cinqüenta educadores das ilhas de Abaetetuba através do Programa Nacional de reforma Agrária (PRONERA). Além disso, através dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvido pelos professores do Campus a criação do programa de apoio a agricultura familiar e aos empreendimentos solidários (PEAAFES) que têm como objetivo fazer a formação permanente dos agricultores e professores que atuam e residem no campo dos municípios envolvidos.

OBJETIVO GERAL
Formar educadores para a docência nas séries inicias e finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos, nas áreas de Ciências Naturais; Matemática e Linguagem: Códigos e suas Tecnologias, assim como para aturarem na gestão dos processos educativos na escola do campo e no seu entorno, participando ativamente da organização do trabalho escolar e pedagógico, a partir de estratégias de formação para a docência multidisciplinar em uma organização curricular por áreas do conhecimento.

CARACTERÍSTICAS GERAIS DO CURSO
O curso é abrigado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias do Campus de Universitário de Abaetetuba/Baixo Tocantins. Os benefícios decorrentes de sua alocação na unidade estão no tratamento em que o Campus tem dado à questão da Educação do Campo. A oferta do curso amplia os impactos sociais ao atender a comunidades até então excluídas do acesso ao ensino superior, mas que o Campus vem dando total atenção através da sua participação representativa no Fórum de Educação do Campo.
TURNO DE FUNCIONAMENTO:
O curso funcionará no 1º e no 3° Períodos Letivos da UFPA, nos tempos e espaços educativos diferenciados de acordo com a dinâmica das atividades pedagógicas propostas. No Tempo Universidade as atividades pedagógicas curriculares e extra-curriculares serão desenvolvidas no Campus Universitário de Abaetetuba. Serão aproximadamente 45 dias com 8 horas diárias de atividades pedagógicas no período intensivo. No Tempo Comunidade as atividades serão desenvolvidas no espaço de moradia e/ou de trabalho dos estudantes bem como nas Escolas Públicas.
MODALIDADE DE OFERTA:

Curso Presencial
Habilitação: O formando de Licenciatura em Educação do Campo será habilitado para atuação nas séries iniciais e finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio em uma das 3 áreas do conhecimento, a saber: Ciências Naturais, Linguagem: Códigos e suas Tecnologias ou Matemática.
Título Conferido: Licenciado em Educação do Campo com Habilitação em uma das 3 áreas, a saber: Ciências Naturais, Linguagem: Códigos e suas Tecnologias ou Matemática.
Duração: 4 anos, distribuídos em 8 semestres letivos
Carga horária: 3.400 horas

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